3ª aula - 8 Outubro de 2012
Nesta aula foi continuado o exercício de poligonos da aula anterior, para iniciar foi criado um rectângulo áureo a partir de um quadrado de lado 1 com origem em 0,0 . Foi inserido um circulo com centro na origem do quadrado e raio equivalente à diagonal do quadrado. A partir da figura resultante foi criado o rectângulo áureo com o comando pl = "polyline" com origem em 0,0. Ponto seguinte na intersecção do circulo com o eixo x. Terceiro ponto numa paralela ao eixo y, sendo perpendicular ao lado de maior valor y do quadrado e finalmente como ultimo ponto o ponto 0,1.
De forma a facilitar a inserção dos pontos foi utilizado o comando "osmode" que permite uma selecção mais facilitada dos elementos geométricos desejados.
Em seguida foi criado o macro para qualquer rectângulo horizontal de raiz de 2, descrito da seguinte forma:
; macro de construção de rectângulos raiz de 2 desenhados ao baixo
(defun c:r2 ()
( setq pt1 (getpoint "\n qual o ponto de inserção do rectângulo? "))
( setq lado (getreal "\n qual a dimensão do lado? "))
( setq pt2 ( list (+ (car pt1) (* lado (sqrt 2))) (cadr pt1)))
( setq pt3 ( list (car pt2) (+ lado (cadr pt2))))
( setq pt4 ( list (car pt1) (cadr pt3)))
(command "pline" pt1 pt2 pt3 pt4 "c")
Foi realizado outro rectângulo áureo a partir do método anterior.
Por fim foram utilizadas as propriedades das layers, e a separação de objecto por layer, assim como a alteração dos nomes das layers e das suas cores.
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