domingo, 18 de novembro de 2012

6ª aula -29 de Outubro de 2012

Esta aula teve como inicio a continuação do exercício de poligonos. Através do comando "pagesetup" foi editado o formato a gravar e imprimir "DWG. to PDF.", tamanho da folha sendo passado para A3 horizontal e unidades (units) em mm.
Em seguida foi alterado o tamanho das entidades com o comando
"scale"
"all"
"0.5, 0.5, 10"

Foi então criado um novo layout com o comando "tilemode" "0"a que foi atribuído o nome de "Impressão das figuras".
Em seguida o tamanho da folha foi novamente alterado com o comando "pagesetup" para um ISO A3 ao baixo (420x297). Na mesma página foram criadas duas layers ("figuras" cor 40 e "janelas" cor 42). Em seguida, na layer janelas, foi criado um rectângulo com dimensões A3 e utilizado o comando "mview" de forma a mostrar o objecto em modelo neste rectângulo. o Rectângulo foi escalado com o comando "zoom" "scale" 1000/100xp e em seguida copiado. Em todas estas "janelas" através das propriedades das layers, fazendo freeze a todas exceptuando a da figura pretendida, foi possivel criar janelas para cada figura. 


Finalizando o exercício dos poligonos foi iniciado o da parábola, recomeçando a parte iniciada na aula anterior, foram criados dois eixos com o comando "xline" uma horizontal e outra vertical a passar por 0,0. Foi então inserido um circulo na origem com 1.5 de raio. Em seguida comando "point" "intersection" com o eixo horizontal. Foi apagado o circulo e inserido o comando "pdmode" "35" para o ponto ganhar expressão. Em seguida é criado um circulo, a partir do qual é utilizado o comando offset, para criar outros com o mesmo intervalo à esquerda. Este comando é também aplicado à xline vertical, de forma a que os circulos e os eixos se intersectem, resultando nos pontos que definem a parábola. em seguida eliminam-se os eixos e circulos, ficando apenas os pontos resultantes. A partir do comando spline a parábola foi executada ao passar pelos pontos. Em seguida a parábola foi copiada, através do comando surftab1 e surftab2 colocou-se 17 (número de segmentos) e  por fim com revsurf, foi definida a superficie da parabola usando a linha horizontal como eixo e rotação de 360º. 






Sem comentários:

Enviar um comentário