segunda-feira, 11 de março de 2013

3ª aula - 6 de Março de 2013

No início desta aula foi feita uma revisão acerca do último exercício da aula anterior, a construção do dodecaedro, sendo completado através do comando array.

Terminado este exemplo foi iniciada a construção do octaedro:
Foi criada uma layer (octaedro) de cor cyan. Aqui foi introduzido um quadrado com o comando "polygon" - 4 lados - edge - 0,0 - 1,0. 
De forma a determinar o vértice superior do sólido são introduzidos círculos verticais que mostram o rebatimento dos vértices caso houvessem faces planificadas. Para uma colocação adequada dos círculos é necessário alterar os eixos e a origem, sendo utilizado o comando "ucs" - z - 45 (graus) e em seguida a colocação do círculo com origem no vértice do quadrado pertencente à origem e um vértice adjacente de raio. 
É introduzido outro círculo com centro no vértice oposto ao centro do primeiro e raio num dos vértices adjacentes. Os eixos retornam ao local original com o comando "ucs" - enter - enter. O ponto de intersecção dos dois círculos vai definir o vértice superior do octaedro.  para definir uma das faces triangulares é utilizado o comando "3dface" - vértice do quadrado - vértice adjacente - ponto de intersecção. A criação da face pode ser confirmada com o comando "shaded". 
Os círculos são apagados e para criar as faces triangulares restantes da parte superior do sólido é seleccionada a  face existente e com o comando "array" - polar - vértice (centro do array) - 4 items - 360º.
Fica assim a parte superior completa, resta fazer um "mirror" da face superior para a inferior. No entanto dada a localização dos eixos, não é possivel, portanto é necessário o comando "ucs" - vértice inferior - y - 90 e depois utilizar o comando "mirror" - ponto 1 de uma aresta do quadrado - ponto 2 da aresta.
Terminando assim a construção do sólido.


Icosaedro:
Para criar o icosaedro é necessário subdividir a figura em partes e compreender que um dos polígonos integrados na forma é o pentágono, portanto é iniciado o exercício com o comando "polygon" - 5 lados - e - 0,0 - 1,0. São depois introduzidos dois triângulos equiláteros de aresta coincidente à do pentágono, com o comando "polygon" - 3 lados - ponto 1 - ponto 2. Em seguida é utilizado o comando "ucs" colocando o centro no meio da aresta do pentágono para que seja possível criar um circulo vertical com mesmo centro e raio até ao vértice oposto do triângulo. Realizando o mesmo na outra face, encontramos o vértice superior do rebatimento dos triângulos e em seguida com o comando "3dface" para criar uma face e "array" - polar para copiar e colocar as outras automaticamente. 
Como o comando array torna o sólido num único objecto é utilizado o comando "explode" para separar as várias faces. 
São alterados os eixos com o comando "ucs" - vértice superior - vértice da base - vértice adjacente ao oposto. é apagada a face do sólido resultante constituída pelo último vértice seleccionado no processo de mudança de eixos e pelo vértice adjacente ao primeiro vértice da base seleccionado no mesmo processo. A partir do vértice inferior desta face que foi apagada é iniciado o comando "array" - polar - items 5 - 360º, criando assim outra parte do sólido. Para terminar o icosaedro, este processo pode ser repetido
ou através do uso de vários segmentos e o comando "align".  


É então realizado um novo exercício, e introduzido um cone com "cone" - 0,0 - 5 (raio) - 10 (altura).Cone - 0,0 - 5 (raio) - 10 (altura). São geradas mais vistas com o comando "vports" e em seguida "ucs" para alterar os eixos de forma a que seja possivel criar um "mirror" (horizontal) do cone no seu vértice gerando uma forma semelhante a uma ampulheta. Foram também realizadas algumas experiências com o comando "section" no cone e o sólido obtido pela extrusão da secção produzida com "revsurf" e uma linha horizontal paralela ao eixo, assim como a produção de uma esfera pela extrusão de um arco, não ficando concluído o exercício durante esta aula. 

Sem comentários:

Enviar um comentário