segunda-feira, 1 de abril de 2013

5ª aula - 20.03.2013

O primeiro exercício desta aula baseou-se na execução de um tempietto constituído por duas bases representadas por paralelepípedos, quatro colunas cilindrícas com capitéis esféricos, uma pirâmide de base quadrangular como cobertura e em três dos seus lados, cortinados. 

O primeiro passo é criar a base com o comando "box" - 0,0 - l (lenght) - 5 (x) - 3 (y) - 0.17 (z). No entanto, para alinhar a caixa com o eixo x foi necessário ir ao comando "osnap" -quick properties - palette location - static e em seguida ligar o "orthomode", resultando no alinhamento da figura. 

Para criar o segundo bloco, são introduzidas "xlines" com a orientação de x e y a passar no bloco e na origem, estas são subidas com move e depois aplicado um "offset" de 1.5 e 0.5 relativamente à xline paralela a y e x, para dentro da figura intersectando-se num ponto. Neste ponto é introduzido uma nova "box" - pt1 - l - 2 - 2 - 0.17. As xline anteriores sao então subidas para o plano superior do novo bloco. 

Destas "xline" são feitos novamente "offset" de 0.15 para dentro em ambas. resultando num novo ponto que servirá de centro a um cilindro ("cylinder" - 1.5 - 1.5 - 3). No topo do cilindro é colocada uma line vertical com 1.5 de altura, partindo do centro, o ponto da linha mais afastado do cilindro será o centro de uma esfera de 1.5 de raio. 

Para colocar as restantes colunas é traçada uma diagonal na base respectiva e seleccionando o seu ponto médio utilizado o comando "array" - polar - i - 4 - 360, terminando assim os quatro pilares. Passando à cobertura é introduzida uma line, a partir de um dos cantos com "line" - pt1 - @,0,0,3.15, no topo desta "line" é introduzido então um cubo com dois de lado.

Para transformar este cubo na cobertura final é necessário subtrair parte da figura ao cubo, assim são primeiro alterados os eixos com "ucs" - 3p - vértice 1 - vértice oposto da mesma base - vértice directamente acima do primeiro. Assim são introduzidas duas circunferências verticais com "circle" - vértice 1 - 2. e Repetido para o 2º vértice indicado no passo anterior.

Para executar o corte é então utilizado o comando "slice" - (seleccionados 3 pontos que definem o plano de corte) 2 pontos da base inferior do cubo e o ponto de intersecção dos círculos e em seguida seleccionar um ponto da secção do objecto que deve permanecer. Repetido o processo quatro vezes obtemos uma pirâmide de base quadrangular.

São então iniciadas as cortinas. É introduzido um varão com "l" - centro de uma das esferas (capitel) - centro da esfera seguinte e fazer "trim" - esferas - linha; eliminando a presença da linha no interior das esferas. É também introduzido um arco "arc" - intersecção da linha com a esfera 1 - intersecção da linha com a esfera 2 - 180 (º).  Este arco é então movido para a laje com "move" - pt1 - @0,0,-3.15.
Depois de criada uma "layer" - cortina - cor vermelha, e com o comando "rulesurf" - arco - linha (do mesmo lado para que faça as linhas seguidas sem que se cruzem). Assim fica criada a superfície que define a cortina, e de forma a que o lado oposto do tempietto também o tenha é feito um "mirror" com eixo no centro da base do tempietto.

É criada mais uma linha igual à anterior com a função de varão, desta vez esta é dividida ao meio, através de uma circunferência de centro num dos centros da esfera e midpoint da linha que une ambas as esferas, sendo aplicado um trim e sendo a circunferência apagada de seguida. O segmento resultante desta operação é copiado e movido para a base, sendo aplicada uma rotação de 90º relativamente ao eixo vertical (z). Após criada outra "layer" - cortina 2 - amarela ; é então aplicado mais uma vez o comando "rulesurf" - ponto da recta superior mais próximo do centro do vão - ponto mais afastado do pilar na linha inferior. Isto vai criar uma abertura nesta cortina que é em seguida copiada com mirror, para o pilar oposto, sendo utilizado como midpoint o ponto mais próximo do centro da linha superior.

A figura é verificada com o comando "shade", ficando concluído para esta aula o exercício do tempietto.

É aberto um novo ficheiro de nome "testes".  Aqui é introduzida uma hélice com o comando "helix" - 0,0 - 10 - 10 - 20.
A vista é alterada com "vp" - 315 - 35. A hélice é rodada para que o seu inicio fique coincidente com o eixo x; "rotate" - hélice - 0,0 - r - 0,0 - inicio da hélice. Os eixos sao alterados - "ucs" - x - 90 e é criada uma circunferência na ponta inferior da hélice "c" - 0.5. Com o comando "sweep" - circunferência - hélice, o circulo é repetido seguindo a hélice como orientação, formando uma superfície definida pelas repetições do circulo que atribuem espessura à hélice, resultando uma figura semelhante a uma mola.

Em seguida é criado um copo, através da criação de várias circunferências; c - pt1 - 5. A primeira é copiada com "copy" - circunferência anterior - @0,0,10; repetindo-se o comando sempre para a circunferência anterior respectiva com a ordem "@0,0,20", "@0,0,2" e "@0,0,2". Seleccionando cada circunferência e usando o comando "properties" é possível alterar o raio/diâmetro de cada circunferência para que depois com o comando "loft" seja possivel criar uma forma partindo das circunferências criadas, seleccionado sempre por ordem as circunferências da primeira à última, podendo saltar da última a uma das intermédias de menor raio se pretendermos dar espessura ao objecto.




Sem comentários:

Enviar um comentário