domingo, 21 de abril de 2013

6ª aula - 03.04.2013

Esta aula foi iniciada com o esclarecimento sobre a realização do trabalho individual que consiste na construção de uma cadeira tridimensional no AutoCad. Assim de forma a seleccionar a cadeira deveríamos ir à lista disponível na página http://home.fa.utl.pt/~lromao/2012_13/cadeiras90.pdf e enviar a cadeira seleccionada ao professor para confirmar se a cadeira continuava disponível. A cadeira deveria ser realizada em milímetros de forma a que não tivesse erros quando exportada para o 3d Studio Max. 

O primeiro exercício, com o ituito de nos direccionar na resolução do exercicio, consistiu na realização da cadeira "tulip"
Após o download do alçado frontal e lateral da cadeira, foi inserido no AutoCad uma "box" - 0,0 - l - 480 - 500 - 700, constituindo o sólido que definia as dimensões da volumetria da cadeira. É alterada a vista com o comando "vp" 310 - 30.
É então rodada a box, de forma a que fique alinhada com os eixos x e y, com o comando "ro" - 0,0 - r - 0,0 - pt2 - ortho - direita, dado por defeito do programa ficar desalinhado. Criar "layer" - la - imagem. 
Em seguida para colocar a imagem previamente transferida com um alçado da cadeira é realizado um "ucs" - x - 90, em seguida comando "imageattach" - seleccionar ficheiro no computador - alçado. Depois de importada a imagem é necessário fazer um scale de forma a que o alçado fique coincidente com o lado da box. Para isso na aula foi utilizado um scale, no entanto optei pelo uso de um align - pt 1 na origem - pt 1 no destino - pt 2 na origem - pt2 no destino - enter - "scale" yes. É seleccionada a imagem - properties - transparency - 50.
É então alterada a layer 0 para a cor vermelha e em seguida realizado um "extend" na box para que esta fique de dimensões iguais às da imagem importada.
A partir deste exemplo foi então realizada uma explicação sobre a realização de diversos tipos de cadeiras, e como poderiam ser obtidas as formas correctamente, através de comandos como sweep, loft ou extend, por exemplo. Assim terminou o exercício em AutoCad.

Em seguida foi aberto um novo ficheiro no 3ds Max, e foi dada uma breve explicação sobre a organização e funções principais do programa. Foi então criada uma box e aumentado o seu número de segmentos para ser mais facilmente moldada com os comandos bend e stretch.

Foi depois importado o exercício do tempietto, após ainda no AutoCad, ser realizado um scale x1000 para ter dimensões equivalentes à unidade e gravado em formato .dwg ou .dxf numa versão anterior, neste caso a 2010. Após importado o tempietto no 3ds Max, foram realizadas experiências como mudança de perspectiva, realização de uma animação e atribuição de texturas, aplicadas na cortina.

Sem comentários:

Enviar um comentário