terça-feira, 21 de maio de 2013

10ª aula - 08.05.2013

No início da aula foi lançada a segunda fase do trabalho individual, consistindo na transformação da cadeira previamente criada, em dois planos perpendiculares equivalentes aos utilizados em geometria, na qual dividem o espaço. Esta transformação deverá decorrer numa animação de 30 segundos de duração, sendo realizada no programa 3ds Max.  

Foi iniciado o exercício da aula que se desenvolveu sobre o desenvolvimento do exercício começado na aula anterior - porta e maçaneta (3ds studio). Foi realizada uma imagem em formato jpg. (por exemplo) com as dimensões de 1200x900 pixels na qual deveria estar representada a nossa assinatura, utilizando o programa Photoshop. De volta ao 3ds foram criados vários materiais, em material editor - compact material editor, foram atribuídas às três esferas superiores os nomes: porta, cromado e espelho.
No esfera porta foi utilizada a imagem da assinatura aplicada na opção diffuse, seleccionado no material/map browser (quadrado à direita do rectângulo de cor) a opção bitmap, sendo depois procurada a imagem previamente criada. Foram também utilizados magnify e drag/rotate sobre a esfera para uma apreciação da forma como a textura iria reagir na face do material. De volta ao menu do material porta, foi seleccionado maps de forma a ver o ficheiro associado à cor difusa. Esse ficheiro foi arrastado para bump, que permite que  textura tenha uma aparência cravada, sendo aumentado o seu valor de forma a parecer mais profundo. 
Com drag/copy na esfera a textura foi arrastada para a box da porta, aplicando assim a textura que com render - render setup - single (imagem) - dimensão de 2000x1000 - render permitiu ter uma visualização "realista" da imagem. Visto que o material havia sido aplicado na posição horizontal, foi rodado em modifier list - uvwmap - mapping - box - uvwmap - gizmo - rotate - y=90 posicionando a textura verticalmente e sendo também alterada a sua dimensão para 2100x900.
Colocada a textura, ainda se encontra aplicada sobre todas as faces da porta, assim em vez de mapping - box, é substituído por planar. Ainda assim é necessário recorrer a move e rotate para alinhar a textura. 
Terminada a porta é realizado um plane para servir de chão. Novamente nos materiais é seleccionado o cromado. Em diffuse utilizado um tom próximo de goldenrod e em ambient é arrastada a cor do diffuse. 
É então aplicado brilho sobre a cor de forma a obter um efeito cromado, sendo em specular level, aumentada a curva para atribuir brilho em glossness que tabém elevou o valor de forma a definir o raio e concentração da luz reflectida. O material foi então arrastado para o puxador aplicando novamente a textura. 
Por fim para realizar o efeito espelhado do pavimento, foi apenas utilizado flat mirror, disponível no menu material/map browser.

Foi então iniciada a produção de uma animação, no menu create - cameras - target, sendo colocado em planta à superfície do "chão" focando o puxador. Foi então movida em altura, utilizando o eixo z para o nivelar com o puxador. De forma a visualizar a perspectiva captada pela câmara é usada a tecla c na vista de perspectiva. Dadas dificuldades na resolução final da aula anterior, foi corrigida a animação dos puxadores e da porta. O movimento do primeiro puxador foi definido em graph editors - trackview - curve editor - y - keys em 0, 35 e 49. Sendo a primeira e a última keys deixadas com valor de 0 e a key 35 - valor 35. Foram então feitos os links entre o primeiro e o segundo puxador e em seguida o primeiro puxador  à porta.

Foi iniciado um novo exercício com o objectivo de elaborar diversas experiências de modelação de uma box ao longo de uma animação. A box foi criada e as suas dimensões alteradas para 100x100x100. Em time configuration - PAL - frame count - 100 - re-scale time foram preparadas as definições da animação que definiria as mudanças de forma do objecto. Assim, como primeira experiência, em graph editor - track view - curve editor - box - height a sua altura foi alterada de 100 numa key acrescentada no frame 0, para 1000 na key acrescentada no frame 99. O gráfico definido por este processo descrevia uma curva, sendo esta alterada para uma recta de forma a não gerar qualquer aceleração na alteração de forma, mas sim um movimento constante.
Em seguida foi repetido o processo mas desta vez de forma a que a caixa dobrasse sobre si mesma, realizando 180º, sendo colocado bend em modifier list - edição da box, e na track view - bend - angle, das keys frame 0 - 0º, frame 99 - 180º. De forma a que a box realizasse realmente uma torção e não apenas um movimento de uma das faces segundo o caminho indicado, foram aumentados os segmentos de altura na edição de objecto. Foi também alterada a key 99 para 360º de forma a que a box fechasse completamente sobre si mesma, criando uma figura circular.
Foi por fim ainda acrescentado twist em modifier list, e na respectiva edição acrescentadas duas keys, 0 - 0º e 99 - 180º para que para que a face que se movia no espaço rodasse 180º ficando o lado esquerdo da face coincidente com o direito da base inferior.

A aula terminou com a apresentação de Ricardo Gago, cuja tese se foca em arquitectura associada ao ambiente e à forma natural, tentando representar todos as características que surgem na natureza, sendo o projecto intitulado "Ser Bio Arqui Tech". Assim os edifícios deveriam ter as seguintes características: centros fortes, limites, repetições alternadas, espaços positivos, boa forma, simetrias locais, ambiguidades, contraste, gradiente, rugosidade, ecos, vazio, simplicidade, características analisadas e comparadas nos edifícios Auerworld Palace de Marcel Kalberer e Catedral de Brasília de Oscar Niemeyer.










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