sábado, 18 de maio de 2013

9ª aula - 24.04.2013

Esta aula teve como objectivo a concepção de uma porta e maçaneta em 3dsMax e realizando com estes o ínicio de uma breve animação, resultando no abrir e fechar da porta. 
É criado um novo ficheiro e na opção geometry  é introduzida uma box, com as dimensões 50 l, 900 w, 2100 h. 
É introduzido um círculo em shapes - circle - keyboard entry (-410,-25,900), radius (25).
É em seguida introduzida uma line no menu shapes, e abaixo na coluna são introduzidas as coordenadas -410, -25, 900, add point, -410, -75, 900, add point, -300, -75, 900 add point, finish. Esta line vai servir de guia para um loft efectuado com o circulo introduzido anteriormente. Para realizar o loft após seleccionada a linha - geometry, compound objects, loft, seleccionar circulo. Assim ficamos com uma maçaneta regular, constituída pela intersecção de dois cilindros. De forma a alterar as propriedades e forma do objecto resultante, este é seleccionado e com a opção - modify, deformations, scale. Assim é aberto um gráfico com uma linha que define a forma do objecto segundo o eixo x. 
São introduzidos alguns corner points, o primeiro é colocado horizontalmente próximo da origem à esquerda. O segundo é movido para baixo, proximamente do primeiro ponto, o terceiro fica entre o segundo e o primeiro em termos de altura, e o quarto volta a ser mais baixo, à altura do segundo. sobre estes pontos, com o botão direito do rato é introduzida a opção Bezier- smooth que atribuirá uma curva mais suave.  É em seguida desactivada a opção make symmetrical e activado o eixo y, sendo os points da curva movidos para baixo, de forma a espalmar a forma da maçaneta. Assim fica a forma da maçaneta definida. 

É então iniciada a animação da porta, em Time configuration, Pal, start - 0, end - 99 definimos a duração da animação. É alterado o nome da box para porta, de forma a ser mais fácil a sua identificação, e método para ser utilizado em trabalhos com maior número de elementos, e seleccionado-a em graph editors - track view - curve editor vamos definir as suas acções. Foi seleccionada a curve editor da porta e o seu eixo z, que define a sua charneira de rotação. Foram adicionadas 3 keys, a primeira no frame 6 com 0 de value, a segunda no frame 49 com 90 de value (graus), resultando na abertura total da porta, e a última ao frame 93 com 0 de value, fechando-a. Foi inicada a animação, no entanto a rotação da porta deu-se no seu centro e não num dos seus lados, dado que os seus eixos se encontravam centrados com o objecto. Assim, foram alterados em menu hierarchy, affect pivot only - em cima snaps toggle, com o botão direito é seleccionado no separador snaps - pivot e vertex. É fechado o menu e em move com o botão esquerdo do rato primindo sobre os eixos, estes são movidos para o vértice inferior da porta. São em seguida desligados os snaps.
É copiado o puxador para o lado oposto da porta com a opção mirror, y como eixo, copy e um offset de dimensões variáveis entre exercícios, dado o facto que o eixo da maçaneta se encontrava no meio do objecto, que variava de exercício para exercício.
De forma a que ambos os puxadores tivessem a mesma rotação segundo o seu eixo horizontal perpendicular a porta e seguissem a rotação da porta, foi utilizado select and link e arrastado o primeiro puxador para o segundo e em seguida o segundo puxador para a porta. Para não haver dificuldades na realização dos links, ir a display - hide shapes, para que as lines existentes dentro do puxador sejam omitidas.
Foi então realizada a rotação do puxador, no entanto ficando por terminar na aula seguinte.






Sem comentários:

Enviar um comentário